A Terapia Ocupacional desempenha um papel fundamental no apoio e tratamento de idosos com condições de saúde que afetam sua capacidade de realizar atividades cotidianas, como as síndromes demenciais. Algumas dessas condições apresentam desafios significativos para a cognição e a parte motora (RIBEIRO, 2023).
Aqui estão alguns aspectos importantes relacionados ao papel da Terapia Ocupacional no tratamento dessas condições: (RIBEIRO, 2023; RAMA, 2023)
Melhoria da mobilidade: A Terapia Ocupacional pode ajudar a melhorar a mobilidade e a independência nas atividades diárias por meio de exercícios terapêuticos e estratégias de treinamento.
Estratégias comportamentais: Eles podem desenvolver estratégias para lidar com comportamentos desafiadores associados à demência.
Estimulação cognitiva: A Terapia Ocupacional pode envolver atividades que estimulam a cognição, ajudando a manter as habilidades cognitivas por mais tempo.
Referências:
RIBEIRO, M. O Que Faz A Terapia Ocupacional. 2023 Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/saude-publica/o-que-faz-a-terapia-ocupacional/>. Acesso em 12 set 2023.
Rama: residencia geriatria. Terapia Ocupacional Para Idosos Aumenta Qualidade De Vida. 2023. Disponível em: <https://www.geriatriarama.com.br/terapia-ocupacional/terapia-ocupacional-para-idosos-aumenta-qualidade-de-vida#:~:text=A%20terapia%20ocupacional%20para%20idosos,em%20aspectos%20f%C3%ADsicos%20e%20emocionais.> Acesso em 12 set 2023.