A presença dos pets pode beneficiar o ser humano de diversas formas, sendo este melhor explorado na terceira idade para a prevenção de problemas cognitivos, como as síndromes demenciais, além de ajudarem também a combater a solidão, e a promoção da saúde de forma geral (eClyce, 2022).
Os animais domésticos são ótimas companhias para os idosos e cuidadores por serem companheiros amorosos, que muitas vezes criam um laço com e entre a família. (Ziller, 2020)
Alguns benefícios dos pets estão relacionados a(s):
1.Solidão: Devido às limitações de mobilidade que podem vir a ocorrer no processo de envelhecimento, o idoso pode vir a ter muito tempo sozinho, o que leva a sensação de solidão. Por isso a presença dos pets podem ser benéficas, uma vez que alguns como cães e gatos podem oferecer conforto, companhia, carinho, promovendo assim a saúde mental dos idosos e dos cuidadores (Ziller, 2020; eClyce, 2022).
2.Saúde mental: Os animais também são uma ótima forma de combater a depressão, aumentar a expectativa de vida, desenvolver vínculos e melhorar o humor, devido às brincadeiras e o carinho que eles oferecem (Ziller, 2020).
3.Atividades físicas: Brincar com animais também favorece a disposição, combatendo o sedentarismo, afastando o estresse ofertando o conforto e a tranquilidade (Ziller, 2020).
4. Memória: Os animais de forma geral exercitam a memória, pois demandam tarefas rotineiras como retirar as fezes, dar comida ou água, vacinas, dentre outras necessidades (eClyce, 2022; Ziller, 2020).
Referências:
eCycle. Os benefícios dos animais de estimação para idosos. Fisioterapia e bem estar pet, 2022. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/animais-de-estimacao-para-idosos/>. Acesso em 27 jul 2023.
ZILLER, S. Idosos e animais: 9 benefícios em ter a companhia de um pet na terceira idade. 2020. Disponível em: <https://www.ative.pet/bem-estar/idosos-e-animais/#:~:text=Ter%20um%20animalzinho%20nessa%20idade,sa%C3%BAde%20do%20cora%C3%A7%C3%A3o%20dos%20velhinhos>. Acesso em 27 jul 2023.