O cuidador é a pessoa responsável pelo cuidado da saúde dos idosos, zelando pela sua alimentação, bem estar, higiene pessoal, lazer,recreação e educação.

Mas cuidar do idoso não significa negligenciar o seu autocuidado. (Ministério da Saúde, 2008)

Por isso trouxemos alguns pontos importantes que todo cuidador deve se atentar para cuidar de si!! (Primer senior,2018)

→ Estimule o idosos a realizarem atividades por eles mesmos, e não faça tudo sozinho

→É de extrema importância que o cuidador reserve um espaço no seu dia a dia para realizar alguma atividade de lazer: caminhar, fazer ginástica, crochê, pintura, dança, descansar, relaxar e alguma atividade que lhe traga prazer. 

→ Socializar com outras pessoas da família, amigos: é essencial para conviver em outros espaços que não se limitem somente ao cuidado.

→ Saiba dizer Não: um cuidador não pode fazer tudo o que o idoso quiser

→ Seja realista em todas as suas atividades: não idealize melhoras criando expectativas onde não existe possibilidade, aceite a realidade do idoso mantendo sempre um zelo pela saúde dele como pela sua. 

→ Reconheça seus limites e saiba o momento certo de pedir ajuda

→ Encontre um grupo de apoio para conhecer outros cuidadores: Quando você participa de um grupo de apoio pode encontrar outras pessoas que passam por situações parecidas. 

Os cuidados acima são essenciais para que o cuidador não adoeça, e consiga desempenhar suas funções da melhor maneira. Como todo profissional, o cuidador também precisa cuidar da sua saúde física, mental e social. 

(Ministério da Saúde, 2008)

Referencias

Primer Senior, CUIDAR do cuidador. [S. l.], p. 1-1, 9 maio 2018. Disponível em: https://www.primesenior.com/?op=2000&it=search_result_pg_3&lat=&lng=&address=&ptermo=cuidar+do+cuidador&autocomplete=. Acesso em: 28 jul. 2023.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Guia prático do cuidador / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2008. Acesso em: 28 jul 2023

Skip to content