O banho é o momento oportuno para o profissional avaliar a pele do idoso, como rachaduras, lesões, regiões avermelhadas, edemas, hematomas. O cuidador precisa avisar aos familiares se existem mudanças na superfície da pele para que sejam tomadas as devidas providências.  (Governo do Estado de São Paulo,2002)

Quando envelhecemos a pele fica mais fina, menos elástica e mais ressecada, dessa forma os cuidadores devem se atentar para hidratação da pele. Qualquer produto que reduza a umidade da pele deve ser evitado. (Governo do Estado de São Paulo,2002)

Cuidados na hora do banho (Ministério da saúde,2008)

→ Separe os materiais a serem usados no banho, inclusive as roupas do idoso

→ Informe ao idoso que o banho será realizado naquele momento, e como será feito

→ Mantenha portas e janelas fechadas garantindo a privacidade do idoso e evitando a circulação da corrente de ar

→ Verifique a temperatura da água

→ Não deixe a pessoa sozinha no banho pois existe risco de queda, caso seja preciso utilize uma cadeira higiênica 

→ Só faça as etapas higiênicas que o idoso não consiga realizar sozinho

→ Utilize sabonetes que contenham hidratante

→ Use os hidratantes após o banho em pequena quantidade removendo o seu excesso, evite o uso de talcos

→ Use desodorantes sem perfume

→ Seque o corpo da pessoa, se atentando para as partes íntimas, debaixo das mamas, as dobras do joelho, axilas, evitando deixar a pele úmida, entre os dedos. 

→ Evite interrupções durante esse momento do banho como atender telefones, não fique conversando com outras pessoas, se atente no banho.

Em diversas situações os idosos podem se recusar a tomar banho, e o cuidador tem que observar as causas, que pode ser medo, dificuldade de locomoção, a água, sensação de tontura, dores, vergonha. É preciso se atentar e ter sensibilidade com o idoso sempre buscando respeito e confiança dele. (Ministério da saúde,2008)

Referências

BRASIL. Guia prático do cuidador. Ministério da Saúde,Secretaria de saúde. Secretaria do trabalho e da educação na saúde. Ministério da saúde, 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_pratico_cuidador.pdf. Acesso em: 30 jul 2023

Governo do Estado de São Paulo,  Manual dos cuidadores de pessoas idosas. [S. l.], p. 1-107, Ministério da Saúde 2002. Disponível em: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/303.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.

Skip to content