A doença de Alzheimer, assim como outras doenças crônicas degenerativas impactam diretamente a qualidade de vida do idoso, pois muitas vezes acabam por restringir as atividades diárias básicas que estes podem realizar. Com isso em mente, o cuidador é uma figura importante que irá ser o suporte deste idoso, auxiliando nas suas atividades. (SBGG, 2021)
Todavia, o ato de cuidar acaba por demandar um grande esforço e tempo, e em algumas ocasiões vê-se o cuidado como algo prestado apenas ao idoso, porém isso não é verdade, o cuidador precisa conciliar diferentes atividades para adaptar a sua rotina com a do cuidar de alguém, sendo assim também é uma pessoa que precisa ser vista, ouvida e cuidada pelos familiares, amigos etc.(ABRAz, 2021)
Como cuidar de um cuidador? A resposta é, entenda que o cuidador pode estar passando por:(ABRAz 2022)
1)Sobrecarga de atividades: por acumular a vida pessoal, profissional, tarefas da casa, etc;
2) Autonegligência: ele deixa de se cuidar e realizar atividades de satisfação pessoal, seja para dar preferência ao idoso ou por falta de tempo;
Cuidando do cuidador:(ABRAz 2022)
De forma geral, auxilie no que for possível, como ao dividir as tarefas de casa, o estimule sempre a manter as redes de apoio perto, como a família e amigos, e se necessário grupos de apoio também podem ajudar.
Bibliografia:
Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). Necessidades do familiar-cuidador. 2022. Disponível em: <https://abraz.org.br/orientacao-a-cuidadores/cuidados-com-o-familiar-cuidador/necessidades-do-familiar-cuidador/ >. Acesso em: 1 set 2022.
Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). O estresse do cuidador. 2021. Disponível em: <https://abraz.org.br/orientacao-a-cuidadores/cuidados-com-o-familiar-cuidador/o-estresse-do-cuidador/>. Acesso em: 1 ago 2022.
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. 21 set 2021.Disponível em: <https://sbgg.org.br/dia-nacional-de-conscientizacao-da-doenca-de-alzheimer/>. Acesso em: 1 set 2022.