O alcoolismo é um dos principais problemas de saúde pública mundial e está enraizado na cultura brasileira. Um estudo da Universidade Federal de São Paulo comprovou que a cada 10 idosos, 1 faz o uso excessivo de bebida alcoólica. Muitas razões são associadas a ingestão de bebida alcoólica por parte dos idosos dentre elas; o abandono, questões financeiras, aposentadoria e até mesmo a pandemia do covid-19 (SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA (SBGG) 2021; MEIRELLES, Katia; 2017)
O consumo de álcool gera dependências e afeta tanto o indivíduo como todos os que estão à sua volta, como sua família e amigos. Dentre os problemas ocasionados pelo álcool estão: quedas, gastrite, cirroses, problemas cardiovasculares e circulatórios, câncer, além da violência e acidentes que podem ser provocados pela pessoa que está sob o efeito da droga. Quanto mais cedo o indivíduo começar a ingerir bebida alcoólica, mais chances ele tem de se tornar um dependente químico (SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA (SBGG) 2021; (SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA (SBGG), 2018)
Os idosos muitas vezes tendem a usar certos medicamentos e o consumo do álcool pode agravar as doenças que o idoso já é portador, como também aumentar os riscos para outros problemas de saúde como o Acidente vascular cerebral e a demência (SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA (SBGG), 2018)
Dentre os idosos, os homens são os que mais ingerem bebida alcoólica quando comparado às mulheres. O uso prolongado dessa substância pode ocasionar déficits no funcionamento intelectual e no comportamento dos indivíduos e levar ao envelhecimento prematuro do cérebro. (MEIRELLES, Katia; 2017; SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA (SBGG), 2018)
Fique atento quanto ao consumo de álcool entre os idosos, ofereça uma rede de apoio e em caso haja necessidade procure um especialista. SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA (SBGG),2021
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). O consumo excessivo de álcool na velhice. [S. l.], p. 1, 23 dez. 2021. Disponível em: https://sbgg.org.br/o-consumo-excessivo-de-alcool-na-velhice/. Acesso em: 9 mar. 2022.
MEIRELLES, Kátia. Velhice e Alcoolismo. Portal do envelhecimento e longeviver, [S. l.], p. 1, 17 set. 2017. Disponível em: https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/velhice-e-alcoolismo/. Acesso em: 9 mar. 2022. (Meirelles, 2017)
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Idosos consomem quase cinco vezes mais álcool do que a média nacional. [S. l.], p. 1, 29 jan. 2018. Disponível em: https://sbgg.org.br/idosos-consumem-quase-cinco-vezes-mais-alcool-que-a-media-nacional/. Acesso em: 9 mar. 2022.