A medicação é muito importante para a manutenção e controle de sua saúde, sendo assim se atente a algumas situações, como a forma em que se toma o remédio, o intervalo entre cada ingestão ou uma automedicação. (UFSCAR, 2020)
Caso você ou seu cuidador apresentem problemas de esquecimento com relação aos horários do remédio aqui vão algumas dicas:
1)Configure um alarme/despertador como um lembrete;
2)Utilize aplicativos gratuitos para telefones, alguns exemplos são o “Lembretes de Remédios e Pílula – Medisafe” e o “Alarme de medicamentos – Lembretes de Remédios”. Esses são apenas algumas das dezenas de aplicativos disponíveis de forma gratuita;
3)Pode usar essa tabela confeccionada pela nossa equipe. Nós fizemos um modelo para uso diário e outro de uso quinzenal, além de colocarmos um modelo de como ser preenchido para que vocês possam usar de referência.
Por fim, não se esqueça de sempre tomar o seu medicamento em um lugar confortável, de preferência sentado ou de pé para evitar situações como engasgo ou perda do medicamento, e de sempre tomar o seu comprimido acompanhado de água.
Bibliografia:
BRASIL.Comunicação Social e Científica Para Democratização Da Ciência (Ufscar). Cuidados e Atenção para o Uso de medicamentos por Idosos podem garantir mais efetividade e segurança. 28 ago 2020. Disponível em: <https://www.informasus.ufscar.br/grupo-de-apoio-virtual-a-cuidadores-familiares-de-idosos-com-demencias-e-oferecido-pela-abraz/>. Acesso em: 20 jul 2021.