A queda é um evento bastante comum em pessoas acima dos 60 anos, sendo a frequência deste evento aumentada quando associada a fatores como a medicação, os danos cognitivos e as doenças neurológicas. (LIRA, RAMOS, PACHÚ, 2019)
As doenças demenciais são mais frequentes nos idosos e elas causam danos cognitivos, além de poderem afetar a marcha e o equilíbrio, sendo assim estas pessoas são extremamente suscetíveis a quedas, sendo necessário uma intervenção no ambiente a fim de prevenir as quedas e seus danos consequentes. (LIRA, RAMOS, PACHÚ, 2019)
Aqui vão algumas dicas sobre como prevenir as quedas para pessoas com síndromes demenciais e seus cuidadores:
1)Organize o ambiente em que a pessoa circula, removendo materiais escorregadios ou itens perfurocortantes;
2)Utilize sapatos com sola anti derrapantes que não saiam com facilidade dos pés;
3)Mantenha itens de necessidades básicas como água, telefone perto pois assim facilita o acesso;
4)Mantenha os ambientes sempre iluminados, sem itens no chão;
5) Se atente a sempre estimular a atividade física para desenvolver ou preservar o equilíbrio, a força e a mobilidade.
Essas dicas e muitas outras estão disponíveis no Ministério da Saúde, 2009.
Bibliografia:
LIRA, Angélica Vanessa de Andrade Araújo; RAMOS, Luís Augusto Irineu Aguiar; PACHÚ, Clésia Oliveira. Risco De Quedas Em Idosos Com Demência: Uma Revisão De Literatura. VI Congresso internacional de envelhecimento humano, jun 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/cieh/2019/TRABALHO_EV125_MD1_SA2_ID1244_05042019005929.pdf>. Acesso em: 21 jul 2021.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde. Quedas de idoso. nov 2009. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/quedas-de-idosos/>. Acesso em: 22 jul 2021.