A gripe, ou influenza, é uma infecção aguda que atinge o sistema respiratório, possuindo grande potencial de transmissão e distribuição global. A transmissão direta,  de pessoa para pessoa, é a mais comum e se dá através de gotículas expelidas pelo indivíduo contaminado ao falar, espirrar ou tossir. (BRASIL, 2021a)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e são responsáveis por elevadas taxas de internação, além de poderem levar ao óbito.

Como se prevenir?

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe, além de ser segura e reduzir as complicações que podem levar a casos graves da doença, internações ou até mesmo óbitos. (BRASIL, 2021b)

Seguindo o Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação deste ano será dividida em 3 etapas. Para idosos acima de 60 anos a vacinação se inicia no dia 11/05 e termina no dia 08/06 (segunda etapa). Outros grupos serão contemplados em outras etapas. Para saber mais, veja a tabela abaixo.

Fonte: BRASIL, 2021b

As Secretarias Municipais de Saúde são responsáveis pelo planejamento de atendimento e vacinação de cada um desses grupos. Para melhor organização e evitar aglomerações, poderá haver divisão por idade dentro da faixa dos idosos acima de 60 anos. Procure saber mais sobre as datas do seu município.

Temos duas campanhas de vacinação acontecendo simultaneamente (gripe e covid-19). Nesse contexto, o Ministério da Saúde prioriza a vacinação contra a covid-19. A população alvo da vacinação contra a gripe e também da covid-19 deve receber primeiro a vacina da covid-19 e agendar a aplicação da vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias. (BRASIL, 2021a)

Em caso de diagnóstico positivo ou quadro sugestivo de covid-19 é recomendado o adiamento da vacinação contra a influenza até a recuperação clínica total ou quatro semanas após o aparecimento dos sintomas. (BRASIL, 2021a)

Contraindicações e precauções da vacinação contra a influenza

– Em caso de febre no dia da aplicação, aguardar o término dos sintomas

– Em história de alergia a ovo: se apresenta apenas urticária a vacina pode ser aplicada; em caso de outros sinais de anafilaxia a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves

– Contraindicada para crianças menores de 6 meses

– Contraindicada para pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores (BRASIL, 2021a)

Reações adversas

Após a aplicação da vacina pode ocorrer dorvermelhidão e endurecimento no local de aplicação. Também pode ocorrer febre e mal-estar. Estas são manifestações consideradas benignas e esperadas, cujos efeitos costumam passar em 48h. (BRASIL, 2021a)

IMPORTANTE!

Não ter a caderneta de vacinação em mãos não impede a aplicação das vacinas ofertadas em qualquer campanha do Ministério da Saúde, porém é importante leva-la no dia da aplicação da vacina para um melhor controle e checagem da equipe de vacinação.

Durante a campanha de vacinação é imprescindível o uso de máscaras, respeito ao distanciamento social e higienização das mãos.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Informe Técnico – 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza,2021a.  Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/marco/16/informe-tecnico-influenza-2021.pdf. Acesso em 06/05/2021.

BRASIL. Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais. Campanha Nacional de vacinação contra gripe (influenza), 2021b. Disponível em: https://www.saude.mg.gov.br/gripe#vacinacao

Skip to content