Na velhice, alguns sintomas físicos podem trazer incômodos, como a diminuição da visão, a perda ou aumento de peso e assim por diante. Por mais que seja um processo natural, vivenciar essas mudanças no corpo pode ser difícil para algumas pessoas, e assim a saúde mental é afetada (SOUZA, 2020).
Nesta visão destaca-se a dependência funcional que muitos idosos enfrentam, isto é, a presença de dificuldade ou a necessidade de ajuda para realização de atividades que fazem parte do cotidiano, necessárias para uma vida independente na sociedade, o que pode levar o idoso a uma sensação de perda de sentido e propósito de vida (MELO, 2013).
Por isso, é importante focar em um envelhecimento saudável e manter uma vida ativa, realizando atividades como: (FILHO, 2021)
- Alimentação adequada;
- Atividades físicas;
- Sono de qualidade;
- Evitar estereótipos (“ranzinza, teimoso, gagá”).
Uma das atividades mais importantes é o convívio social, manter atividades em grupos de amigos como: jogar cartas, danças, bingo, rodas de conversa e se reunir com a família, sempre que possível, os tradicionais “almoços de domingo” são muito importantes para que o idoso se sinta útil e importante dentro do seu ciclo social, aumentando o sentimento de pertencimento e propósito de vida (SOUZA, 2020).
Referências
SOUZA, L. Dia do idoso: pandemia, saúde mental e física são desafios. Agência Brasil, 27 de setembro de 2020. São Paulo. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-09/dia-do-idoso-pandemia-saude-mental-e-fisica-sao-desafios.
MELO, R. L. P. et al. Sentido de vida, dependência funcional e qualidade de vida em idosos. Rev. bras. geriatr. gerontol. v.16, n.6, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/rgkdLc7PgRMtNMcZMzsmd5j/#
FILHO, H. C. S. Como manter uma mente saudável depois dos 60 anos. Bem viver em Minas. 6 de abril de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/especial-publicitario/bem-viver-em-minas/noticia/2021/04/06/como-manter-uma-mente-saudavel-depois-dos-60-anos.ghtml