A síndrome do imobilismo é um problema que compromete a qualidade de vida dos envolvidos, pois consiste de um conjunto de alterações que o idoso, principalmente o restrito na cama por mais de 15 dias, pode ter. A síndrome leva a dificuldade ou total incapacidade de realizar uma mudança na postura, como de estar sentado e não conseguir se levantar ou estar deitado e não conseguir se virar. (MESQUITA, 2022; Sanar 2022)
O seu diagnóstico é fechado pela associação de sintomas, como o déficit cognitivo moderado ou grave e os músculos encurtados, podendo ter também lesões na pele devido a falta de movimento, dificuldade de se alimentar ou se comunicar, incontinência fecal e urinária. (MARTINELLI, 2019; Sanar 2022)
O imobilismo pode ser causado por: (MARTINELLI, 2019)
- Demências
- Quedas
- Dependência parcial ou total
- Medo de cair
- Imobilidade na cama
Com a permanência da restrição no leito, pode acontecer problemas digestivos, respiratórios, urinários, musculares, psicológicos dentre outros. A melhor forma de ser cuidar do idoso com a síndrome é através de sua prevenção, que consistem de ações que impeçam que esse idoso se torne acamado, como:
Prevenção de quedas, pois essa é uma das causas mais comuns da restrição do idoso (MARTINELLI, 2019; Sanar, 2022)
Por fim, seu tratamento não leva a uma cura, mas sim ao alívio dos sintomas e uma melhora da qualidade de vida. (MARTINELLI, 2019)
Referências:
MESQUITA, L. Síndrome do imobilismo: entenda o que é, como tratar e como prevenir. ago 2022. Eu médico residente. Disponível em: <https://www.eumedicoresidente.com.br/post/sindrome-do-imobilismo>. Acesso em 18 jun 2023.
MARTINELLI, J. A Síndrome do Imobilismo e Critérios Para Seu Diagnóstico. 5 dez 2019. Portal do Idoso. Disponível em: <https://idosos.com.br/sindrome-do-imobilismo/>. Acesso em 18 jun 2023.
Sanar Residencia Médica. Síndrome de Imobilismo: o que é, diagnóstico e tratamento. jun 2022. Disponível em: <https://www.sanarmed.com/sindrome-de-imobilismo-o-que-e-diagnostico-e-tratamento>. Acesso em 18 jun 2023.