As síndromes demenciais consistem de um grupo de sinais físicos e sintomas, sendo em sua maioria causadas por um distúrbio neurodegenerativo como a doença de Alzheimer. Nas doenças demenciais  ocorre uma alteração da cognição que afeta as atividades básicas do idoso como higiene, trabalho, conversas, alimentação entre outras. (BRASIL, 2019)

Essas alterações podem vir a ocorrer na memória, na linguagem, na atenção complexa, na parte perceptivo-motora, sendo a Doença de Alzheimer a forma mais comum de demência com causa neurodegenerativa entre os idosos, representando de 60 até 80% dos casos. (BRASIL, 2019 & ABRAz, 2023)

As condições neurodegenerativas mais comuns que causam demência são: (ABRAz, 2023)

  • Doença de Alzheimer
  • Demência com corpos de Lewy
  • Demência fronto temporal
  • Demência da doença de Parkinson

Os pacientes com alguma síndrome demencial podem vir a apresentar também problemas: (SANAR, 2021)

  1. Relacionados ao comportamento
  2. Comunicação, no caso formar ou encontrar palavras para se expressar
  3. Percepção no tempo e espaço, podendo se perder em locais que já é acostumado a ir
  4. Solucionar problema como questões ou eventos inesperados
  5. Habilidades motoras como equilíbrio 

Referências

Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). Demência. 2023. Disponível em: <https://abraz.org.br/sobre-alzheimer/demencia/>. Acesso em 12 jan 2023.

BRASIL. Governo Federal. Secretaria De Estado De Saúde Governo Do Estado De Goiás. Demência. 21 nov 2019. Disponível em: <https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7595-dem%C3%AAncia>. Acesso em 12 jan 2023.

SANAR. Resumo de síndromes demenciais: fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. 7 maio 2021. Disponível em: <https://www.sanarmed.com/resumo-de-sindromes-demenciais-fisiopatologia-diagnostico-e-tratamento>. Acesso em 12 jan 2023.

Skip to content