O Alzheimer está ligado a muitos fatores, não somente à genética. Existem 2 tipos de doença de Alzheimer como: Esporádica e Familiar. A esporádica está associada à predominância dos fatores não genéticos, como hábitos de vida. A familiar se caracteriza quando 2 ou mais pessoas do mesmo núcleo familiar são acometidas. Então a genética possui influência pois as mutações do gene podem desenvolver a doença em demais indivíduos da mesma família. É dividida em início precoce ou tardio. (Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), 2019; KOMATSU, Ricardo, 2020)

Sendo assim o Alzheimer é uma doença multifatorial e o principal fator para o seu desenvolvimento é o avançar da idade. Vale ressaltar que a idade e a genética são fatores não modificáveis, mas existem aqueles que podem ser alterados, como o tabagismo, colesterol alto, diabetes, alimentação irregular, inatividade física, padrão irregular de sono, obesidade, estresse excessivo, baixa escolaridade entre outros.  (Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), 2019; KOMATSU, Ricardo, 2020)

É importante enfatizar que promover hábitos e comportamentos saudáveis como atividade física, boa alimentação, padrão adequado de sono e manter o indivíduo socialmente ativo ao longo da vida retrocedem o aparecimento da doença e quanto mais cedo for a adoção destas medidas melhor será o envelhecimento físico e cognitivo deste indivíduo. Deve haver o incentivo entre os demais membros da família na adoção de uma qualidade de vida adequada. (Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), 2019; KOMATSU, Ricardo, 2020)

Referência:

BRASIL, Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). Alzheimer: nem tudo é culpa do DNA. 11 out 2019. Disponível em: https://abraz.org.br/2020/alzheimer-nem-tudo-e-culpa-do-dna Acesso em: 23 jun 2022. 

KOMATSU, Ricardo. Alzheimer é genético? Você deve se preocupar com o risco de desenvolver a doença? 19 jun 2020. Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/alzheimer/alzheimer-genetico-risco#:~:text=O%20Alzheimer%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a,risco%20maior%20de%20desenvolv%C3%AA%2Dla Acesso em: 23 jun 2022

Skip to content