Em decorrência de algumas síndromes demências como a doença de Alzheimer, os idosos podem perder de forma parcial ou integral a capacidade de expressar suas vontades ou o realizarem de forma confusa. Com isso o cuidador ou familiar acaba por se responsabilizar pelos cuidados gerais do idoso, sendo estes principalmente relacionados à saúde, ao financeiro e ao social. (Alzheimer Portugal)
Todavia pode ocorrer do cuidador realizar atividades que intencionalmente lesem o idoso, como agressões, negligências, desvios de dinheiro dentre outros. Diante de tais violências o idoso muitas vezes não tem a quem recorrer ou não possui oportunidades para tal, portanto dependem que alguém consiga identificar a situação e os sinais para realizar uma denúncia. (SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, 2016)
Os sinais podem ser:
-O idoso estar ferido ou sujo;
-Corte de recursos básicos como água, luz ou alimentos;
-O medo do idoso em relação ao seu cuidador;
-Não possuir acesso ao seu dinheiro ou não ter acesso a itens básicos como seu medicamento ou item pessoal.
Esses são apenas alguns dos sinais de violência contra o idoso, e para denunciar ligue para o número 181 (Disque denúncia).
Bibliografia:
Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer (Alzheimer Portugal). Os Direitos das Pessoas com Demência. Disponível em: <https://alzheimerportugal.org/pt/text-0-9-43-159-os-direitos-das-pessoas-com-demencia> Acesso em: 6 set 2021.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL. Departamento De Ações Em Saúde. Enfrentamento Da Violência Contra Pessoa Idosa Na Saúde: Orientações para Gestores e Profissionais de Saúde. Porto Alegre, 2016. Disponível em: <https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/201705/22152615-cartilha-enfrentamento-da-violencia-contra-pessoa-idosa.pdf>. Acesso em 6 set 2021.