O mês de outubro é mundialmente conhecido como o mês de prevenção ao câncer de mama e tem o principal objetivo de chamar atenção das mulheres para a prevenção e detecção precoce da doença (KARNAKIS, 2022; Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2023).
O câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres e apresenta uma maior prevalência em mulheres com mais de 50 anos. Apresenta altas taxas de mortalidade, com mais de 18 mil mortes por ano no Brasil, por esse motivo fazer a detecção precoce e procurar prevenir a doença é essencial para o seu combate (Instituto Nacional do Câncer, 2023).
Detecção precoce: (KARNAKIS, 2022; Instituto Nacional do Câncer, 2023)
O autoexame das mamas e autoconhecimento da mulher acerca do seu próprio corpo é essencial para reconhecer qualquer anormalidade em suas mamas, como: caroço fixo e indolor, pele avermelhada, alterações no mamilo, etc.
A mamografia de rastreio é considerada o exame padrão ouro para a detecção da doença e deve ser realizada a cada 2 anos por todas as mulheres, principalmente com idade entre 50 e 69 anos.
Quanto antes a doença for diagnosticada melhor são as chances de cura e menos agressivo é o tratamento. O diagnóstico precoce permite que a qualidade de vida da mulher não seja tão afetada quando comparada àquelas que fazem o diagnóstico em um estágio avançado (KARNAKIS, 2022).
Fatores de risco (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2023)
Identificar os fatores de risco também é essencial para prevenir e diagnosticar precocemente, dentre eles estão:
- Ser mulher e ter idade superior a 50 anos;
- Início precoce da menstruação;
- Ausência de gestações;
- Obesidade, sedentarismo e tabagismo.
Referências
KARNAKIS, T. SHIMADA, A. Outubro rosa – câncer de mama na mulher idosa. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. 24 de outubro de 2022. Disponível em: https://sbgg.org.br/outubro-rosa-cancer-de-mama-na-mulher-idosa/
SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. Câncer de mama em idosas: o que eu preciso saber? 27 de outubro de 2023. Disponível em: https://sbgg.org.br/elementor-35798/
INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Câncer de mama. Ministério da Saúde. 02 de outubro de 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/mama