Cuidar de uma pessoa acamada envolve uma série de precauções, principalmente no que se refere ao idoso. São necessários uma série de cuidados e é de extrema importância que a atenção seja redobrada em certos aspectos (Ministério da saúde, 2010).
Listamos, portanto, pontos importantes que devem ser levados a sério no que se refere ao idoso acamado. (Ministério da saúde, 2010) (Novo cuidar, 2021)
- Higiene: a higiene da pessoa idosa deve ser feita diariamente.
- Deve ser realizado o banho no leito, caso o idoso não consiga se deslocar ou firmar seu corpo em uma cadeira de banho;
- Higiene bucal através da escovação e de enxaguante bucal;
- Cuidados com a pele como hidratante corporal para evitar o ressecamento e possíveis lesões por pressão.
- Prevenção de lesão por pressão: idosos acamados que por alguma razão ficam muito tempo na mesma posição, correm sério risco de adquirir lesão por pressão.
- Mudança de decúbito/posição, dessa forma a pressão não fica em apenas uma área específica;
- Usar colchões específicos também auxiliam na prevenção;
- Nutrição: uma dieta equilibrada é fundamental para um idoso que encontra-se acamado. Além disso, a hidratação dessa pessoa deve ser monitorada.
- Medicamentos: a administração de medicamentos deve ser seguida conforme os horários estipulados e deve haver monitoramento desse idoso em caso de alguma piora no quadro.
- Lazer: muitos idosos, por mais que estejam acamados, estão lúcidos e orientados. Por esta razão, é importante manter a mente ativa através da interação social e de atividades cognitivas.
Deve-se portanto, estar sempre atento a sinais de piora no quadro e procurar ajuda específica de fisioterapeutas, enfermeiros ou médicos quando necessário.
Referências
BRASIL. Guia do cuidador de pacientes acamados. Ministério da saúde, 2010. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/guia-do-cuidador-de-pacientes-acamados-2010.pdf
Dicas para cuidar de um idoso acamado em casa. Novo cuidar, 2021. Disponível em: https://novocuidar.pt/cuidados-com-o-idoso-acamado-dicas