O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea (Ministério da saúde, 2024).

Os principais sinais de alerta para o AVC são: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo, confusão mental, alteração da fala ou compreensão, alteração na visão (em um ou ambos os olhos), alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente (Ministério da saúde, 2024).

São fatores de risco para o AVC: (Sociedade brasileira de AVC, 2024)

• Hipertensão arterial;
  • Diabetes;
  • Colesterol elevado: níveis elevados de LDL e níveis baixos de HDL;
  • Doença cardíaca;
  • Presença de histórico familiar de AVC;
  • Tabagismo, sedentarismo, obesidade, consumo excessivo de álcool e alimentação não saudável.

Portanto, para prevenir o AVC, é necessário: (Ministério da saúde, 2024)

• Controlar a pressão arterial e a diabetes;
  • Gerenciar o colesterol, através de dieta saudável, por exemplo;
  • Parar de fumar;
  • Fazer exercícios físicos regularmente conforme o médico indicar;
  • Limitar o consumo de álcool;
  • Se alimentar de forma saudável;
  • Saber reconhecer os sinais de alerta para o AVC.

O dia mundial do AVC é 29 de outubro e possui o slogan “Minutos podem salvar vidas”, visto que minutos podem salvar as memórias da pessoa, a fala, a mobilidade e a sua a vida. Portanto, em caso de sinais de alerta para o AVC, ligue imediatamente para o SAMU (192) ou o Corpo de bombeiros (193) pois quanto mais rápido for o atendimento, maiores serão as chances de sobrevivência e recuperação total.

Referências

BRASIL, Acidente vascular cerebral. Ministério da saúde, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/avc

Fatores de risco para o AVC. Sociedade Brasileira de AVC, 2024. Disponível em: avc.org.br/pacientes/fatores-de-risco-para-o-avc/

“Minutos podem salvar vidas”: 29/10 – Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral). Biblioteca virtual em saúde, 2023. Disponível em: “Minutos podem salvar vidas”: 29/10 – Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral) | Biblioteca Virtual em Saúde MS (saude.gov.br)