Sabemos que o nosso corpo dá sinais o tempo todo e que devemos ficar atentos a eles. Mas vocês sabem a importância dos exames de rotina para os idosos?
Os exames de rotina são de suma importância para a saúde da população idosa pois contribui de maneira significativa para a detecção precoce das doenças, bem como a manutenção da qualidade de vida deste grupo (BRASIL, 2006).
Separamos alguns exemplos em tópicos para destacar a importância: (FRANCISCO, 2020) (BRASIL, 2017)
- Exames de mamografias, colonoscopias e exames de próstata rastreiam o câncer em estágios iniciais e quando a doença é descoberta precocemente, a chance de tratamento eficaz são maiores;
- Exames de colesterol, pressão arterial e eletrocardiogramas são fundamentais para descobrir os riscos de adquirir doenças cardíacas;
- Testes de glicemia são capazes de detectar diabetes precoce ou pré-diabetes;
- Monitorar corretamente a pressão arterial ajuda a manter o controle da hipertensão. O paciente pode ir a UBS mais próxima a sua casa e solicitar a aferição da pressão arterial para acompanhamento;
- Exames de densitometria óssea são fundamentais para revelar perda óssea e risco de fraturas;
- Para identificar sinais precoces de depressão e demência, são necessárias avaliações cognitivas;
- Exames oftalmológicos para detecção de catarata e glaucoma;
- Exames auditivos;
- Exames de sangue e urina para avaliar a função renal, hepática e acompanhar outros indicadores de saúde.
Vale ressaltar que todos estes tópicos são de suma importância para a detecção precoce de doenças que muitas vezes são negligenciadas pela população, mas causam grandes riscos para os idosos (BRASIL, 2017).
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/evelhecimento_saude_pessoa_idosa.pdf. Acesso em: 20 mai 2024.
FRANCISCO, P. M. S. B. et al. Prevalência de diagnóstico e tipos de câncer em idosos: dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2013. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-22562020023.200023. Acesso em: 20 mai 2024.
BRASIL. Saúde da pessoa idosa. Ministério da Saúde. Brasília, 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_pessoa_idosa_5ed.pdf. Acesso em: 20 mai 2024.